Curta a nossa página
Boa noite!  Teresina, 15 de setembro de 2019
 
01/08/2019 às 07h15 O âncora Você está aqui: Home / Teresina Imprimir postagem

Maternidades municipais promovem a Semana Mundial de Aleitamento Materno

Começa na próxima segunda-feira (05) a Semana Mundial de Aleitamento Materno em Teresina. O evento, que ocorre em 120 países de todo o mundo, terá como tema o empoderamento de mães e pais em favor da amamentação, e será composto por diversas ações de conscientização nas quatro maternidades do município. A abertura será na Maternidade do Buenos Aires, a partir das 9h da manhã.

Durante o mês de agosto, chamado de Agosto Dourado em alusão à campanha, as equipes das quatro maternidades, incluindo os postos de coleta de leite, estarão promovendo rodas de conversa, exibições de vídeo e palestras voltadas tanto para a população quanto para seus funcionários. Serão abordados temas como mitos, crendices e verdades sobre a amamentação, apoio familiar, atendimento humanizado e a importância da doação de leite.

Segundo Jesus Mousinho, diretora de Assistência Especializada da Fundação Municipal de Saúde (FMS), o objetivo da campanha é conscientizar a população sobre a importância do aleitamento materno e como esta ação não é exclusiva da mãe e sim de toda a família, conforme entendimento da Organização Mundial de Saúde e Sociedade Brasileira de Pediatria. “A gente precisa empoderar essa família para ajudar no processo de amamentação, que não é muito fácil. Estudos mostram que 40% das crianças que hoje nascem têm aleitamento exclusivo, e precisamos fazer com que esse número chegue a 100%, considerando os benefícios do leite materno”, explica a diretora.

O aleitamento materno deve ser exclusivo até os seis meses de vida da criança, e intercalado com outros alimentos até os dois anos de idade. Dentre os benefícios, destaca-se a proteção contra alergias e infecções, fortalecendo a criança com os anticorpos da mãe e evitando problemas como diarreias, pneumonias, otites e meningites. Além disso, a amamentação favorece o desenvolvimento dos ossos e fortalece os músculos da face, facilitando o desenvolvimento da fala, regulando a respiração e prevenindo problemas na dentição.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno foi criada em 1992 pela Aliança Mundial de Ação pró-Amamentação (WABA). No Brasil, o Ministério da Saúde celebra o evento desde 1999. Tem o apoio de Organismos Internacionais, Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, Hospitais Amigos da Criança, Sociedades de Classe e ONGs.

 

PROGRAMAÇÃO DAS MATERNIDADES MUNICIPAIS

Maternidade do Buenos Aires

1. 05.08.2019 às 08h00min– abertura da semana mundial do aleitamento materno na rede municipal.

Maternidade do Satélite 

1. 05 a 08/08/2019 – Exposição de vídeos na sala de espera do ambulatório da maternidade;

2. 13/08/2019 às 08h30min – Roda de conversa: Apoio familiar para o sucesso do Aleitamento Materno; público alvo-pacientes do consultório de aleitamento materno.

Convidados: Nutricionista Luciana Ribeiro

3. 19,20 e 21/08/2019 às 10h00min – Roda de conversa: Atendimento Humanizado para a promoção do Aleitamento Materno; Público alvo: Funcionários da maternidade.

Mediadora: Enfermeira Aline Dantas

4. 29/08/2019 às 08h30min – Palestra: Aleitamento Materno: mitos, crendices e verdades; Público alvo: Pacientes do ambulatório da maternidade.

Mediadora: Nutricionista Luciana Ribeiro.

Maternidade do Promorar 

1. 07/08/2019 às 08h30min – Roda de conversa e sorteio de brindes: manhã acolhedora com mães e pais e especialistas que irão esclarecer dúvidas sobre a gestação, o parto, o pós-parto, aleitamento materno e sobre cuidados com o Bebê.

Local: Auditório da Maternidade/UPA

Maternidade Wall Ferraz 

1. 07/08/2019 às 10h00min – Bate papo sobre empoderamento e amamentação.

Participantes: Mães doadoras de leite humano, mães de bebês receptores de leite humano e servidora com sucesso na amamentação.

2. 30/08/2019 às 08h30min – Curso para gestantes e acompanhantes;

• Temas:

• Sinais de parto/Trabalho de parto/Tipos de parto;

• Participação do pai (na gravidez, no parto e no pós-parto);

• Aleitamento materno

• Aspectos psicológicos da gestação, parto e nascimento;

• Direitos da gestante e Lei do Acompanhante (Lei Federal nº 11.108, de 07 de abril de 2005);

 

Ascom FMS


  Tags:

sem tags

Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.