Curta a nossa página
Boa tarde!  Teresina, 12 de dezembro de 2019
 
29/11/2019 às 21h33 O âncora Você está aqui: Home / Teresina Imprimir postagem

Ação de prevenção ao Aedes é realizada no Mário Covas e Todos os Santos neste sábado (30)

A reprodução do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, não escolhe bairro ou casa: ele precisa apenas de locais com água parada. Por isso, o cuidado para evitar a sua proliferação deve ser feito por todos. Em uma ação de colaboração com a população a Prefeitura de Teresina promove a Faxina nos Bairros, atividade semanal que neste sábado (30), a partir das 8h, visita os bairros  Mário Covas e Todos os Santos, zonas Sul e Sudeste da capital.

A Faxina nos Bairros é uma atividade de limpeza e educação organizada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) em parceria com as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) de cada área. “A ideia é que toda a população dedique um dia da semana para verificar todos os possíveis focos do mosquito, fazendo uma limpeza geral em sua residência e impedindo a reprodução do Aedes”, comenta Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da FMS.

Durante a semana os moradores são avisados pelos agentes de saúde e endemias a fazerem uma limpeza em suas casas e depositarem nas calçadas todo o material inservível para que seja coletado pela equipe de limpeza, especialmente aqueles de grande porte que não são recolhidos pela limpeza regular.

As equipes se encontram em um local e de lá saem percorrendo um quadrante determinado para a limpeza. Neste sábado, na zona Sul, será o quadrante formado pelas quadras T e S da Rua João Soares. Já na zona Sudeste o quadrante percorrido será aquele formado pela estrada da Usina Santana, estrada de Ferro, Rua Linha de Ferro e Rua João Felinto.

A Faxina nos Bairros tem o objetivo de incrementar as ações de controle vetorial da FMS e desde então contribuiu para redução em torno de 50% da incidência de casos de dengue, chikungunya e zika em Teresina. A principal ação para a prevenção dessas doenças é evitar o nascimento do mosquito da dengue, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação.

 

AScom FMS

 


  Tags:

Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.