Curta a nossa página
 
12/12/2019 às 20h15 O âncora Você está aqui: Home / Teresina Imprimir postagem

Crianças do CAPSi visitam idosos do Abrigo São Lucas

 

As crianças e adolescentes do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi), da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, realizaram ação alusiva ao período natalino hoje, 12, no Abrigo de Idosos São Lucas. O objetivo foi promover ações de intergeracionalidades e integralidade entre as crianças e adolescentes do CAPSi com os idosos.

“Muito bom visitar os idosos, conversar com eles. Cuidar, dar amor”, disse Jairo Edvaldo Alves da Silva, de 6 anos, atendido no CAPSi. A mãe do garoto, Celsa da Rocha, de 44 anos, diz que o menino é muito cuidadoso com os idosos, principalmente com a avó, que tem problemas de saúde e exige muita atenção da família. “Ele me ajuda a cuidar da avó. Muito atencioso e carinhoso”, expôs ela.

O centro tem 770 prontuários de crianças em aberto, ou seja, atende todas essas crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e persistentes e problemas relacionados ao uso e abuso de álcool e outras drogas e suas famílias de referência dentro da abrangência do território, possibilitando a reorganização social, emocional, educacional, laborativa para a vivência plena da cidadania.

“É nossa primeira ação social de natal. A atividade aconteceu no Abrigo São Lucas, cujo objetivo foi que pudéssemos proporcionar aos envolvidos o aprendizado do verdadeiro espírito natalino. Que é aquele que buscamos o respeito, o afeto e cuidado. Pensamos que através de ações lúdicas e comemorativas possamos fazer esse despertar, fazendo com que as crianças e adolescentes do CAPSi tenham uma melhor visão acerca do natal”, falou Sayonara Lima, coordenadora do CAPSi.

O acesso aos serviços do CASPi se dá mediante demanda espontânea, busca ativa ou encaminhada, sendo que o processo de acolhimento é efetivado mediante triagem realizada por um profissional da equipe multiprofissional formada por psiquiatra, clínico geral, psicólogo, assistente social, nutricionista, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, enfermeiro, artesão, redutor de danos e técnico de enfermagem.

No CAPSi são realizadas atividades como: atendimento individual (medicamentoso, psicoterápico, de orientação, entre outros); atendimento em grupos (psicoterapia, grupo operativo, atividades de suporte social, entre outros); atendimento em oficinas terapêuticas executadas por profissional de nível superior ou nível médio; visitas e atendimentos domiciliares; atendimento à família; atividades comunitárias enfocando a integração da criança e do adolescente na família, na escola, na comunidade ou quaisquer outras formas de inserção social; desenvolvimento de ações intersetoriais, principalmente com as áreas de assistência social, educação e justiça; apoio matricial às equipes na atenção básica visando atendimento conjunto em situações complexas que envolve a saúde mental do território área.

Ascom FMS

 


  Tags:

Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.