Curta a nossa página
Boa tarde!  Teresina, 25 de fevereiro de 2020
 
17/01/2020 às 11h08 O âncora Você está aqui: Home / Teresina Imprimir postagem

Prefeitura de Teresina empossa 24 conselheiros do Conade-TE

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Teresina (Conade-TE) empossa, nesta sexta-feira (17), os 24 conselheiros que devem representar o poder público e a sociedade civil no acompanhamento e elaboração das políticas setoriais direcionadas a essa população durante o biênio de 2020-2022. A cerimônia acontece no Salão Nobre da Prefeitura da capital, a partir das 11h.

O quadro de membros do CONADE contará com 12 titulares e 12 suplentes, abrangendo representantes das seis associações que atendem a pessoas com deficiência em Teresina, além das Secretarias Municipais responsáveis pela operacionalização das definições. De acordo com o Decreto Nº 19.216, de 13 de novembro de 2019, que regula as nomeações, os conselheiros não receberão qualquer remuneração por serviços prestados, sendo esses considerados de interesse público e relevante valor social.

“O Conselho tem uma competência importante na vida das pessoas com deficiência e de suas famílias. Ele zela por essa política e procura exatamente lutar por todos os direitos e legislações a nível de município, de estado e de Brasil”, destaca a secretária executiva, Deuselena Andrade. “Procura-se estar lado a lado com a pessoa com deficiência! Em respeito a este público, estaremos empossando o mandato do biênio”.

Órgão deliberativo de caráter permanente, o CONADE-TE destaca-se como o primeiro Conselho atuante na luta pelas políticas públicas para a pessoa com deficiência em Teresina. No dia 22 de março deste ano, completa 20 anos de existência.

Deuselena convida ainda toda a população a comparecer ao evento. “Queremos que todos participem desse ato público de grande importância. Nós procuraremos lutar por uma acessibilidade mais justa e mais plena, por um direito de ir e vir, como diz a nossa Constituição Federal. É essencial que a população entenda essa competência do controle social”, declarou a secretária.

Entre os órgãos públicos, cujos representantes serão empossados, estão a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel), Secretaria Municipal de Educação (Semec), Secretaria Municipal de Juventude (Semjuv) e Fundação Municipal de Saúde (FMS).

A Associação Piauiense pelos Direitos Iguais (APIDI), a Fundação de Apoio às Entidades de Cegos do Piauí (FACEP), Associação de Amigos dos Autistas do Piauí (AMA/PI), Sociedade de Apoio ao Deficiente Físico (SOADF), Associação Pestalozzi de Teresina e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Teresina (APAE) fazem parte do corpo de organizações da sociedade civil organizada, cujos representantes eleitos também receberão posse no evento.

Os registros da cerimônia poderão ser conferidos no site e nas redes sociais da Prefeitura de Teresina e da Semcaspi. Mais informações também podem ser obtidas diretamente com o CONADE-TE através do contato com o 3131-4749 ou com o 3131-4750. O conselho tem como sede o prédio da Semcaspi, situado na Rua Álvaro Mendes, 861, na região Centro Sul de Teresina.

Ascom SEMCASPI

 


  Tags:

Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.