Curta a nossa página
Boa tarde!  Teresina, 23 de outubro de 2019
 
28/05/2018 às 10h58 O âncora Você está aqui: Home / Teresina Imprimir postagem

Crianças são sensibilizadas sobre meio ambiente no Teresina em Ação

Jogos educativos e oficina de pintura de rosto e de desenhos foram algumas das atividades levadas pela Semam

A 11ª edição do Teresina em Ação, realizada último sábado (26) levou aos moradores do Conjunto Leonel Brizola, localizado na zona Norte da capital, um dia recheado de cidadania, envolvendo serviços em diversas áreas, dentre elas o meio ambiente. As crianças foram as mais atraídas pelo espaço organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam), que fez uso de jogos educativos e oficinas de pintura de rosto e de desenhos para sensibilizar os pequenos sobre preservação ambiental.

Marcos Santos, de apenas 5 anos, participou da oficina de pintura de desenhos e conta que aprendeu que os animais precisam viver em liberdade. “A gente não pode deixar que os passarinhos e outros animais fiquem presos, senão eles vão viver tristes longe da natureza”, disse o garoto.

O trabalho de sensibilização de crianças como Marcos foi realizado pela equipe do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Semam, que também focou na divulgação da ave símbolo de Teresina, a Jandaia Sol, através da distribuição de chapéus de EVA e de bloquinhos de anotação que retratam a ave.

Além disso, a equipe de educadores ambientais fez a entrega de materiais educativos para os pais e responsáveis pelas crianças que passaram pelo stand da Semam, com a intenção de envolvê-los na tarefa de cuidar do meio ambiente. Dentre as temáticas abordadas pelos folders estão economia de água e energia, combate ao Aedes aegypty, poluição sonora e preservação do verde.

“Acho muito importante a Prefeitura organizar um evento desse tipo para as comunidades, porque facilita a vida de muita gente com essa quantidade de serviços e também traz mais informações, como essas sobre o meio ambiente”, conta a dona de casa Maria do Carmo Santana.

O secretário da Semam, Olavo Braz, destaca que a educação ambiental, sobretudo focada em crianças, precisa ser cada vez mais disseminada, por isso está inclusa em todas as edições do evento.

“O Teresina em Ação tem permitido que a Prefeitura de Teresina mantenha um contato mais estreito com as comunidades, já que disponibiliza, em praça pública, serviços essenciais de forma menos burocrática. Por isso é importante que a educação ambiental também esteja presente em espaços como esse, que reúne centenas de pessoas. Temos focado sobretudo nas crianças, porque consideramos que elas são as sementes que irão se desenvolver e se transformar em adultos mais sensíveis em preservar o meio ambiente”, pontua o gestor.

O Teresina em Ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) em parceria com a TV Clube. Através de espaços públicos, o evento leva, mensalmente, dezenas de atividades e serviços para os teresinenses. Para isso, conta com o engajamento de diversos órgãos que compõe a gestão pública municipal e de outros parceiros.

Ascom Semam


  Tags:

sem tags

Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.