Curta a nossa página
Boa tarde!  Teresina, 24 de maio de 2019
 
11/03/2019 às 23h06 O âncora Você está aqui: Home / Teresina Imprimir postagem

Curso de programação para alunos de escolas municipais será lançado amanhã (12)

Evento será às 8h, no Centro Odilon Nunes

Acontece nesta terça-feira (12), o lançamento do Projeto Letramento em Programação, uma parceria da Prefeitura com o Instituto Ayrton Senna (AIS), Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Centro Unificado de Inovação Aplicada (CUIA). O evento será às 8h, no Cento de Formação Odilon Nunes, localizado na zona Norte.

Através da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), serão ofertadas vagas para estudantes do 6º ano do ensino fundamental de 9 escolas e do Programa Cidade Olímpica Educacional o curso de programação. Em média serão 350 estudantes capacitados inicialmente.

Durante o lançamento, técnicos realizarão uma apresentação do projeto para o prefeito Firmino Filho, secretário municipal de Educação, Kleber Montezuma, técnicos da SEMEC, diretores, pedagogos e professores da Rede Municipal de Educação. 

A iniciativa educacional que propõe a participação dos jovens na criação de tecnologia, para que sejam muito além de usuários dos meios computacionais. A ideia é promover o letramento em linguagens de programação voltadas ao desenvolvimento do pensamento computacional nos estudantes das escolas municipais, permitindo que a turma construa seus próprios projetos.

No dia 13 de março os professores, também iniciaram uma capacitação. Esses docentes acompanharão os alunos durante o curso. As aulas estão previstas para o início do mês de abril e serão ministradas na própria escola.

O curso terá duração de quatro anos, divididos em quatro módulos, iniciando com o modulo de criação de histórias animadas, depois será o de jogos de computadores, aplicativos para PC e para celulares, finalizando com o modulo de programação aliada à robótica.

Segundo Luciene Castro Sousa, coordenadora do Núcleo de Tecnologia de Teresina esse é um projeto piloto e visa capacitar os estudantes da Rede Pública Municipal. “O curso será ministrado utilizando o Programa Scratch, uma ferramenta fácil de ser utilizada e que proporciona uma série de possibilidades a serem realizadas através da programação. A ideia da Prefeitura é proporcionar aos jovens novas possibilidades e oportunidades. É levar o aluno a crescer”, destaca.

Ascom Semec


  Tags:

sem tags

Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.