Escolas da Rede Municipal iniciam ano letivo com CMEIs reformados
Tiveram início hoje (5) as aulas nas unidades de ensino da Rede Municipal de Teresina. São 302 escolas ao todo, sendo 153 só de Educação Infantil. No primeiro dia do ano novo letivo, as equipes gestoras organizaram acolhidas com música, roda de leitura e brincadeiras, tudo para que as crianças se sintam em casa. Em 2018, mais de 80 mil alunos estão matriculados nas escolas da Prefeitura, em turmas do berçário à Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A gerente de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (Semec), Carmem Portela, visitou alguns CMEIs que receberam reforma para conferir de perto o primeiro dia das crianças. Segundo ela, as professoras usaram a criatividade e espantaram o famoso choro do início das aulas. “Tudo é pensando para que as crianças se sintam confortáveis, conheçam o novo ambiente e sejam estimuladas em suas habilidades”, comenta.
No bairro Alto Alegre, zona Norte, a novidade é o CMEI Anita Ferraz, que ganhou nova sede e atende 170 alunos entre 3 e 5 anos de idade. O espaço amplo e colorido possui cinco salas de aula, brinquedoteca e um pátio que logo foi aprovado pelas crianças.
O mesmo aconteceu no Planalto Ininga, zona Leste. O CMEI Santa Maria deixou de funcionar em um espaço alugado para ganhar novos ares em um prédio totalmente adaptado para as necessidades das crianças. Com refeitório e salas de aula climatizadas, o novo espaço foi recebido com carinho pela comunidade. “Nossa escola é linda, temos que cuidar bem dela”, alertou a pequena Ana Vitória, de 5 anos.
Para a diretora Ana Ilda de Melo, a novidade beneficia o desenvolvimento dos alunos. “Só felicidade começar o ano assim, em um local arejado e com muito espaço. Isso vai nos ajudar a oferecer mais atividades para as crianças, já que agora temos sala de leitura e novos ambientes”, afirma.
A Maria do Amparo soube que o CMEI Santa Maria ainda está com vagas disponíveis para crianças de 4 e 5 anos, então resolveu matricular a filha Maria Luísa hoje. Ela conta que mora bem perto e ficou encantada com a escola. “É muito bonita, quero que minha filha estude nessa creche”, declarou.
Carmem Portela anunciou, ainda, que a Semec estuda a possibilidade de abrir mais turmas para crianças de 3 anos de idade. De acordo com a gerente, a equipe está realizando um levantamento da demanda das comunidades e distribuindo as vagas de acordo com a disponibilidade de salas de aula e professores. “As matrículas serão abertas assim que garantirmos toda a estrutura de funcionamento para essas novas turmas”, conclui.
Ascom Semec
|
|
Tags:
Comentários
Artigos relacionados
SDU recupera ruas nos residenciais Torquato Neto e Portal da Alegria
O investimento no local é de aproximadamente R$ 100 mil
leia maisAções de enfrentamento ao trabalho infantil
Durante o encontro foi discutida a campanha do Dia Mundial do Enfrentamento ao Trabalho Infantil
leia maisAlunos recebem certificados do curso de corte e costura do Projeto Sustentabilidade
O projeto visa gerar trabalho e renda para as 20 comunidades contempladas pelo projeto.
leia maisGanhadores do Corso 2018, mais festa comemorando
O resultado foi apresentado na manhã desta terça-feira (06) no Palácio da Música
leia mais