Curta a nossa página
Boa tarde!  Teresina, 23 de outubro de 2019
 
07/01/2019 às 21h26 O âncora Você está aqui: Home / Brasil Imprimir postagem

Estudantes embarcam para cursar high school nos EUA através do programa IEMA no Mundo

Estudantes terão oportunidade de intercâmbio internacional para aprendizado da língua estrangeira (Foto: Karlos Geromy)

Um momento marcado pela emoção e despedida também representa a oportunidade e a busca por novos conhecimentos, esse é o sentimento que foi compartilhado por dez estudantes que deixaram seus municípios e partiram do Aeroporto Internacional de São Luís – Marechal Hugo da Cunha Machado na tarde desta segunda-feira (7) para os Estados Unidos com o intuito de cursar um semestre de high school no exterior para aprender a língua inglesa e realizar uma imersão cultural. Os alunos fazem parte do programa IEMA no Mundo, primeiro programa de intercâmbio do Governo do Maranhão realizado pelo Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).

A estudante Amanda Learte, do curso técnico em Guia de Turismo da unidade plena de São José de Ribamar, afirmou que a iniciativa representa um diferencial em sua vida. “Me sinto muito feliz e privilegiada por estar participando do intercâmbio, pois é uma oportunidade única onde vou aprender uma nova língua, conhecer uma nova cultura, e além disso enriquecer muito o meu currículo e me sentirei mais segura e preparada para os desafios do futuro”, afirmou.

Esta é a segunda edição do IEMA no Mundo. O programa, que foi realizado pela primeira vez em 2017, beneficiou sete alunos do IEMA. Os intercambistas ficaram durante seis meses fora do Brasil. Dois na Argentina, três no Canadá, um na Alemanha e o outro nos Estados Unidos. Na edição deste ano, participam do programa 21 estudantes das unidades plenas de Bacabeira, Cururupu, Presidente Dutra, Pindaré-Mirim, Santa Inês, São José de Ribamar, São Luís (Centro e Itaqui-Bacanga) e Timon.

Para o reitor do IEMA, Jhonatan Almada, embarcar mais uma turma de estudantes pelo IEMA no Mundo é motivo de muita alegria. “O IEMA no Mundo é um programa que nos orgulha muito, pois ele democratiza o acesso ao intercâmbio para os jovens do Maranhão e possibilita a aquisição de um novo idioma, além da vivência de uma outra cultura, e colocar em seu currículo um diferencial que vai abrir as portas do mundo do trabalho em um futuro próximo. Observar essa juventude embarcando motiva a buscar mais oportunidades”, destacou.

Estudante Amanda Learte afirma que iniciativa representa um diferencial em sua vida (Foto: Karlos Geromy)

Rosiclei Drabach, que é mãe da estudante Emili Drabach, da unidade plena de Presidente Dutra, relatou que se sente realizada por sua filha participar do programa Iema no Mundo. “Por mais que eu saiba que ela vai ficar longe e são seis meses de muita saudade, estou muito grata pela oportunidade que o IEMA está proporcionando, que é única. Creio que são poucas as instituições de ensino que oferecem esse recurso. Apesar da saudade nós levamos a gratidão e o sentimento de ver nossos filhos realizados. É um momento de despedida, mas temos a consciência de que para eles é uma iniciativa muito importante. Agradeço de todo o coração ao IEMA, e tenho certeza que eles voltarão com uma bagagem muito boa”, relatou.

Segundo o diretor de Ensino do IEMA, Elinaldo Silva, o intercâmbio é um marco que irá beneficiar na aprendizagem de uma segunda língua e no repertório cultural desses estudantes. “Temos experiências exitosas, os alunos que já participaram voltaram fluentes na língua do país onde fizeram o intercâmbio. Além disso, voltaram com um repertório cultural bem amplo. Nossa expectativa é de que estes estudantes tenham o máximo de aproveitamento, pois foram preparados, por isso acreditamos que será uma experiência positiva na vida deles e que vai impactar positivamente na parte pessoal e profissional de cada um”, contou.

Próxima turma

Os próximos estudantes a embarcarem são os intercambistas do Canadá, dez estudantes no total, e um para Argentina. O embarque está previsto para o dia 4 de fevereiro.

Ascom


  Tags:

sem tags

Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.