Curta a nossa página
Bom dia!  Teresina, 18 de novembro de 2019
 
16/08/2019 às 20h31 O âncora Você está aqui: Home / Saúde Imprimir postagem

Barco Hospital Papa Francisco ganha apoio do Governo do Estado com serviços de saúde

O barco hospital Papa Francisco, vinculado à igreja católica, vai ganhar apoio do Governo do Estado para realizar atendimento médico em cidades da região da Calha Norte, no Baixo Amazonas. Na próxima segunda-feira (19), a partir das 9h, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) firmará um termo de fomento com a Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus para oficializar as ações de atendimento médico e odontológico, exames e outros serviços de saúde à população ribeirinha.

O termo será assinado pelo secretário de Estado de Saúde, Alberto Beltrame, e o representante Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, que administra a Santa Casa de Misericórdia de Óbidos, desde 2014; e o Hospital Nove de Abril na Providência de Deus, no município de Juruti, desde 2015.

O atendimento médico será por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) aos usuários que têm dificuldade de acesso aos serviços nas unidades de saúde nos municípios de Alenquer, Almeirim, Curuá, Faro, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Terra Santa e Juruti.

As ações vão começar pelo mapeamento da região para conhecer as principais necessidades das comunidades locais com apoio das Secretarias Municipais de Saúde, por meio dos seus agentes de saúde, dos líderes comunitários e do 9º Centro Regional de Saúde (CRS).

O projeto, que funciona no barco, vai disponibilizar consultas médicas especializadas, atendimentos odontológicos, radiografias, mamografias, ultrassonografias, ecocardiogramas, testes ergométricos, exames laboratoriais, dispensação de medicamentos e vacinação. Contando com centro cirúrgico e quatro leitos hospitalares, a embarcação também está equipada para a realização de pequenas cirurgias.

A parceria vai durar um ano, com meta de realizar 12 mil consultas médicas clínicas e especializadas, seis mil atendimentos oftalmológicos, cinco mil consultas odontológicas, 4,6 mil mamografias, 4,6 mil ultrassonografias, 1,5 mil eletrocardiogrmas, 1,5 mil testes ergométricos, 40 mil exames laboratoriais, 1,1 mil cirurgias de baixa complexidade e 380 internações em regime de hospital-dia.

O termo prevê, ainda que em casos de calamidade, catástrofes, inundações e outras situações emergenciais, o BHPF poderá se deslocar a outras regiões de acordo com a necessidade.

Programação no final de semana 

A partir das 10 horas deste sábado, o Barco Hospital Papa Francisco estará disponível para visitação na Escadinha da Estação das Docas. Já durante a tarde, será realizada a bênção de inauguração. A cerimônia oficial será às 16h, em um hotel no bairro de Nazaré, em Belém. E às 19h, na Escadinha do Cais do Porto (Praça do Pescador - Estação das Docas), será realizada a benção do barco com entronização da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré.

A cerimônia contará com Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa e o Bispo Diocesano de Óbidos e Presidente do Regional Norte 2 da CNBB, Dom Frei Bernardo Bahlmann. Também se fará presente o Monsenhor Massimo Catterin, da Nunciatura Apostólica no Brasil, os bispos auxiliares Dom Irineu Roman e Dom Antônio de Assis Ribeiro, bem como autoridades e apoiadores do Estado do Pará e outras regiões do Brasil.

Já no dia seguinte, domingo (18), será Santa Missa, às 8h, em ação de graças, na Igreja Nossa Senhora do Carmo (Cidade Velha) e ao longo do dia haverá a “Ação Solidária” no Porto Palmeiraço, também na Cidade Velha, com a presença do Barco Hospital. O momento terá assistência à população mais necessitada com diversos atendimentos médicos totalmente de graça.

 

Reproduzido de DOL


  Tags:

sem tags

Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.