Curta a nossa página
Boa tarde!  Teresina, 23 de outubro de 2019
 
01/10/2019 às 21h52 O âncora Você está aqui: Home / Teresina Imprimir postagem

Entidades sindicais, populares e de juventudes realizarão ato em defesa da Educação pública nesta quarta-feira (02)

Entidades sindicais, populares e de juventudes realizarão ato em defesa da Educação pública nesta quarta-feira (02)

Entidades de todo o país estão convocando atos de rua, assembleias comunitárias, seminários e mobilizações com o movimento estudantil e entidades sindicais para defender a educação e dizer não aos projetos que propõem privatização do ensino público. O movimento culminará com uma paralisação nacional de 48 horas. Em Teresina, o Fórum Pelos Direitos e Liberdades Democráticas, que reúne entidades sindicais, do movimento estudantil, de juventudes e movimento popular, realizará um ato nesta quarta-feira, dia 2 de outubro, a partir das 7h, com concentração no campus central do IFPI, próximo à praça do Fripisa.

Após mobilização de estudantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) o Future-se foi rejeitado em uma assembleia comunitária no dia 9 de setembro. Antes disso, discentes e professores já haviam ocupado a Reitoria da UFPI durante o Conselho Universitário que discutiu o projeto e onde a administração superior fez o compromisso de debater o Future-se com a comunidade.

O Fórum analisa que o governo de Jair Bolsonaro (PSL) quer entregar a educação pública para as mãos do mercado financeiro. Os cortes promovidos pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, afetando as instituições de ensino superior, indicando interrupção de pesquisas científicas e comprometendo também o ensino básico são alguns dos motivos que serão expostos em atos por todo o Brasil nos próximos dois dias. O programa Future-se que, dentre outros aspectos, tira do governo a responsabilidade pelo financiamento total da educação e propõe relações com empresas privadas e as chamadas organizações sociais vem sendo rechaçado pelo conjunto dos movimentos sociais, principalmente aqueles ligados à área de educação.

“A paralisação será mais um momento de unidade em defesa da educação pública, contra os cortes na educação, em defesa da ciência e tecnologia, pelo cumprimento e pagamento de bolsistas/ pesquisadores, em defesa da autonomia das universidades, pela liberdade de expressão, contra intervenções à liberdade dos docentes e para repudiar o Future-se”, aponta manifesto divulgado pelas entidades do Fórum Pelos Direitos e Liberdades Democráticas.

SERVIÇO

Ato em defesa da Educação pública

Data: 02 de outubro de 2019

Horário: a partir das 7h

Local de concentração: em frente ao campus Teresina central do IFPI

Fórum Pelos Direitos e Liberdades Democráticas

Para mais informações: Sinésio Soares (presidente do SINDSERM) - 86 99929 0174

 

Ascom Sindserm

 


  Tags:

Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.