Curta a nossa página
Boa tarde!  Teresina, 12 de dezembro de 2019
 
17/11/2019 às 20h48 Saúde Você está aqui: Home / Tempo de saúde Imprimir postagem

Há muito tempo, desconfiei que eu era diferente das outras pessoas. A princípio, achei que fosse apenas timidez, mas, hoje, percebo que não: tenho nojo de sexo, verdadeira aversão. Sou assexual?

Quem é assexual não pratica e não gosta de sexo, mas pode, sim, manter um relacionamento puramente romântico. E, na maioria das vezes, sem contato físico algum. Não há atração e desejo sexual por nenhuma outra pessoa. Vale lembrar que é diferente de celibato, em que o indivíduo opta por não realizar seus desejos sexuais por questões de crença.

O assexual pode até se masturbar, mas não sente necessidade de compartilhar isso com um parceiro. Os assexuais possuem as mesmas necessidades emocionais de qualquer outra pessoa e estão presentes em todas as orientações sexuais, ou seja: podem ser heterossexuais, bissexuais ou homossexuais. Cerca de 7,7% das mulheres brasileiras e 2,5% dos homens, entre 18 e 80 anos, são assexuais. 

Preconceito

Muitos assexuais afirmam que sofrem preconceitos devido ao seu comportamento, pois fugir dos padrões de normalidade da sociedade ainda causa espanto. 

Alguns relatam que, por conta disso, se distanciam do mundo, desenvolvem medo de se relacionar e até sofrem de depressão. 

Isso pode mudar? Sim! Em alguns casos, existe confusão ou trauma que impede a pessoa de ter liberdade sexual, levando-a a reprimir os desejos que possui. Por isso, caso você esteja se sentindo confusa, procure a ajuda de um psicólogo.

 

Diário Gaúcho


  Tags:

sem tags

Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
lista mais

Artigos relacionados