Curta o nosso facebook
 
04/06/2021 às 19h08 Flávio André Você está aqui: Home / Em Movimento Imprimir postagem

Coluna "Em Movimento" com Flávio André

Você está aqui: Home / Flávio André - com

Flávio André Moura - @flavioandre01

flavioandremoura@gmail.com

Olá,

Acompanhando os trabalhos e depoimentos da CPI da COVID no Senado Federal, tirei algumas conclusões. Primeiro: o Brasil tem excelentes cientistas, mas os que estão tomando decisões sobre os rumos das ciências e a preservação da vida, são medíocres, mercenários e parciais. Segundo: o nível de políticos que temos é o pior dos últimos 30 anos, despreparados, sem representatividade popular e com forte apelo ao populismo. E, por fim, que a maioria do povo brasileiro não leva a sério as discussões e as investigações decorrentes das ações políticas.

Em Movimento, é um espaço de debate, de informação, de denúncia e de fortalecimento dos Movimentos Sociais.

Sigamos em frente e enfrente sempre! Há Braços.

Flávio André Moura

Ativista Social

MROSC

Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – Lei 13.019/2014.

Art. 2º - Para os fins desta Lei, considera-se:

VIII - termo de fomento: instrumento por meio do qual são formalizadas as parcerias estabelecidas pela administração pública com organizações da sociedade civil para a consecução de finalidades de interesse público e recíproco propostas pelas organizações da sociedade civil, que envolvam a transferência de recursos financeiros; (Redação dada pela Lei nº 13.204, de 2015)

EVENTOS E CAMPANHAS 

O TERCEIRO SETOR COMO UMA OPÇÃO ATRAENTE PARA QUEM BUSCA RECOLOCAÇÃO NO MERCADO

Matéria do portal Correio Braziliense aponta o mercado do terceiro setor como atrativo para quem busca recolocação. Segundo o Ipea, em 2019, as organizações do ramo empregavam 3 milhões de pessoas. Para especialistas, o setor têm aberto mais portas para iniciantes.

Marcos Fernandes, professor da Faculdade de Tecnologia e Inovação do Senac do Distrito Federal, tem uma visão otimista do mercado."Eu o vejo como uma grande força econômica, abrindo portas para pessoas, formando muitas e depois ele mesmo empregando-as. É o jovem aprendiz que um dia se tornará um gerente, por exemplo”.

Leia mais em: https://www.correiobraziliense.com.br/euestudante/trabalho-e-formacao/2021/05/4924881-mercado-do-terceiro-setor-e-atrativo-para-quem-busca-recolocacao.html

APAES DEVEM ALTERAR ESTATUTOS PARA MOVIMENTAR RECURSOS DO PROGRAMA FEDERAL DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA (PDDE)

Segundo a Federação Nacional das Apaes (Apae Brasil), as Associações de Pais e Amigos de Pessoas com Deficiência (Apaes) que mantém estabelecimentos de educação especial e que recebem do programa federal Dinheiro Direto na Escola (PDDE), devem alterar seus estatutos para poder continuar movimentando os recursos financeiros A mudança estatutária é necessária para que as instituições possam usar o chamado Cartão PDDE, um cartão eletrônico que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) já vinha disponibilizando às escolas públicas desde 2017.

Em sua página na internet, o FNDE publicou uma cartilha com orientações sobre como escolas públicas e beneficentes podem usar o Cartão PDDE e o gerenciador financeiro desenvolvido pelo Banco do Brasil.

file:///C:/Users/CLIENTE/Downloads/Cartilha%20-%20Orientaes%20para%20o%20uso%20do%20Carto%20PDDE%20-%2013-07-2017%2018h10.pdf

Fonte: https://www.istoedinheiro.com.br/apaes-devem-alterar-estatutos-para-movimentar-recursos/

O COMPLIANCE SE APLICA ÀS PEQUENAS E MÉDIAS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL?

OSC Legal Instituto divulga texto que trata do compliance e sua aplicação às pequenas e médias organizações da sociedade civil. De autoria de Renata Fortunato, advogada especializada em Terceiro Setor, integrante da Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB/BA. O texto esclarece que o Compliance, em resumo, representa o agir com base na lei vigente e regulamentos institucionais estabelecidos pela organização. Hoje seu alcance transborda da esfera da fraude e da corrupção, como era inicialmente contextualizado e concebido.

Para uma organização da sociedade civil, portanto, estar em compliance significa: I — deter o controle e mitigar riscos de sua atividade operacional; II — possibilitar maiores chances de participação¹² em licitações e chamamentos públicos; III — aumentar a visibilidade e exposição perante a sociedade com o fortalecimento de seu branding.

Leia na íntegra em: https://osclegal.medium.com/o-compliance-se-aplica-%C3%A0s-pequenas-e-m%C3%A9dias-organiza%C3%A7%C3%B5es-da-sociedade-civil-cac2275e72fa

PRÉ-COLÓQUIO PAULO FREIRE PIAUÍ-MARANHÃO

Nos dias 10 e 11 de junho de 2021, acontecerá o Pré-colóquio Paulo Freire Piauí-Maranhão como espaço de organização e discussão temática preparatória para o XI Colóquio Internacional Paulo Freire, com a participação de Instituições de ensino superior (público e privado), Movimentos Sociais, Secretarias de Educação Municipais, Secretaria de Educação dos Estados do Piauí e Maranhão e demais instituições não governamentais que agregam em suas práticas e pesquisas o pensamento de Paulo Freire. Veja a programação e os eixos temáticos que serão abordados:http://edicoes.centropaulofreire.com.br/2021/piaui_pre/#programacao

Inscrições:http://edicoes.centropaulofreire.com.br/2021/piaui_pre/#inscricoes

 

 

Perguntar não ofende... 

Será que existem cientistas que estão à serviço de governos e de mercados e não à serviço das ciências? 

UTILIDADE PÚBLICA

TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO ACIMA DOS 18 ANOS PODEM FAZER AGENDAMENTO PRA VACINA CONTRA COVID

A Fundação Municipal de Saúde está ampliando a faixa etária para a vacinação dos trabalhadores da educação básica contra a Covid-19. Desde o dia 02/06 os teresinenses pertencentes este grupo com idade de 18 ou mais já podem agendar para receber sua dose.

O grupo dos trabalhadores da educação engloba professores e também funcionários de escolas públicas e privadas da educação básica: creches, pré-escolas, ensino fundamental, médio, profissionalizante e EJA. O interessado deve escolher a opção agendamento público alvo, escolher o grupo e a faixa etária a que pertencem. 

No momento da imunização a pessoa deve portar um documento de identificação com foto, CPF ou cartão do SUS, comprovante de endereço e um documento que comprove que ele está trabalhando: contracheque ou contrato de prestação de serviço.

O acesso será por meio do link http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br/


  Tags:

Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.