Curta o nosso facebook
 
20/01/2018 às 15h55 Roda de conversa Você está aqui: Home / Gustavo Vasco Imprimir postagem

O Alto do Vale é uma ocupação localizada na região do Vale do Gavião, zona Leste de Teresina.

Com mais de dois anos no local, os moradores vivem sobre constante tensão e ameaça de despejo, pois decisão judicial já determinou reintegração de posse.

Comunidade carente e praticamente sem estrutura, as pessoas vivem em barracos de madeira e em situação precária de higiene e segurança.


Foto: ZF

A união faz a força dos ocupantes, que constroem suas casas em mutirão .

As casas são construídas geralmente em forma de mutirão, onde homens, mulheres e até crianças participam da construção dos casebres feitos com sobras de madeiras, pedras e barro. Rudimentar!

Mas uma coisa a cena deixa claro, é possível viver em uma comunidade com parceria entre os moradores, todos se ajudando.

Os ocupantes garantem que não tem pra onde ir e são obrigados a viverem praticamente ao relento.

A ausência do poder público municipal no local é evidente e isso provoca  nas pessoas o sentimento de abandono e uma desilusão, não apenas com o prefeito da cidade e seus secretários, mas também com os vereadores , pois alguns estiveram no local durante o período eleitoral , mas passado o pleito esqueceram onde fica o Alto do Vale.

Foto; Reprodução do facebook

Moradores do Alto do Vale em frente a PMT , tentativa de sensibilizar o Prefeito.

Algumas instituições aparecem no local, como a Universidade Estadual do Piauí, com seus alunos, mas isso graça a iniciativa solitária de um professor do curso de comunicação social, que levou os alunos para viverem a experiência de contato direto na comunidade.

Foto: JJ

Alunos de comunicação social da UESPI, no Alto do Vale. 

Abandonados, carentes e sem esperanças os moradores tentam de forma heróica resistir ao poder estatal que oprime e explora o trabalhador, mas que não garante os direitos, como moradia, saúde, segurança e dignidade.

Foto: Reprodução do facebook

Ocupantes do Alto do Vale na Defensoria Pública.

A luta dos ocupantes do Alto do Vale não é a única de Teresina e nem do estado do Piauí pela garantia do direito de um local para morar e para viver com a família, mas essa luta parece invisível para a mídia tradicional.

Invisível para a imprensa e para o poder público, em todas as suas esferas, resta aos corajosos ocupantes, a resistência constante e a força para continuar gritando, mesmo que o seu grito não ecoe o suficiente para alcançar aquele que está no topo do poder que lhe é atribuído pelo próprio povo, em um processo dito democrático.

 

 

Gustavo Vasco

 


  Tags:

sem tags

Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
lista mais

Artigos relacionados